14.9.04

Um post optimista

Outro dia na sala de aula uma professora minha veio com a "brilhante" frase: vivemos em um mundo de gordos.
Trata-se obviamente de uma falsidade. Nós vivemos em um mundo de magros. Nunca houve tantos magros como hoje em dia, os nossos tempos são os únicos em que a gordura é algo horrível. A gordura em todas as outras épocas foi sempre um motivo de orgulho. Os índios achavam, e ainda acham, repugnante as mulheres magras, já que os seus filhos provavelmente não serão bem nutridos. Os nobres de outras épocas cultuavam a gordura. Sempre foi assim.
As mesmas pessoas que falam isso são aquelas que dizem que "vivemos em um mundo de guerras".
Outra falsidade. Se voltarmos o máximo possível na história, temos novamente os índios. Aprendi que os índios viviam, e ainda vivem, em estado permanente de guerra. Quase todas as semanas eles debatem-se contra outras tribos, na qual toda a prisão resulta em morte, e, em muitos casos, em rituais antropofágicos. O Homem "moderno" também sempre foi assim... Desde as cruzadas, até as conquistas colonias, até mesmo no início do século passado com as duas guerra mundiais.
Reflitam: quantas guerras entre países temos verdadeiramente hoje em dia? Pouquíssimas, um record histórico!
Vivemos também em um mundo com a menor taxa de crianças a passar fome da história, com maior longevidade, conforto, acesso aos livros e às artes, água potável, saneamento básico, saúde, escolaridade, etc.
É algo incrível, mas os profetas do caos são mais cultuados do que sempre.

Sem comentários: