25.8.07

O Público perdeu, quem me atraiu...


Eduardo Prado Coelho (1944-2007)


Não foi uma pessoa que tive oportunidade de conhecer. Pelo menos pessoalmente. Não sou um intelectual, nem um grande apreciador de prosas. Não devemos ter nada em comum, e de nós, só eu devo saber quem ele é.
Mas foi algo nele, na escrita dele que me fez mudar. No inicio dos meus estudos universitários, foram vários os professores a aconselhar a leitura de jornais. Não importava se diários ou semanários, gerais ou desportivos, bons ou maus. Precisávamos de estar informados. Foi por Eduardo Prado Coelho e a sua escrita que escolhi o Público para me informar do mundo. Tornou se um hábito. Todos os dias lia as páginas do jornal, lendo atentamente o que EPC tinha para dizer. Acima de qualquer noticia, e Editorial, EPC eram as primeiras palavras que queria ler. Hábito esse ficou! Ainda hoje é o Público que adquiro. Ler outros? Não consigo. Já tentei. Não vale a pena. Se já não há na minha habitual banca, procuro noutro lado. Não é o mesmo sentimento, não é a mesma personalidade.

A partir de segunda será diferente. O Público perdeu um grande peso. Não tem a mesma atractividade. Não vou deixar de comprar o Público é claro. Já se tornou uma "boa droga"! Mas vai ser diferente. Vai deixar saudades, agora é um espaço em branco... Vai me fazer falta as suas palavras!

Mesmo não tendo nos conhecido,
Obrigado, Eduardo Prado Coelho!

6 comentários:

Alexandre Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A maior perda do Público esta semana foi a saída da minha irmã (que veio ao Brasil fazer um curso).

Lestes a reportagem sobre os patinhos de borracha há uns 2 meses atrás? Foi dela.

Alex

Anónimo disse...

Caga: dúvida etílica. Amarguinha bebe-se normalmente como? Pura?

Alex

RadaR disse...

Tens 3 hipoteses. E todas elas se podem misturar. 1- Com gelo (minha favorita) 2- Pura 3- Com limão.

Esclarecido?

Anónimo disse...

Mas com o limão são apenas rodelas ou é com o sumo do limão?

Alex

RadaR disse...

Normalmente é só com um pouco de sumo. Mas há quem goste de só ter as rodelas!