15.12.03

Ora bem...
j� era tempo de regressar ao meu h�bito de escrever aqui no blog.... at� porque estar a l�-lo todos os dias sem ver o meu nome � chato... Portanto regresso com um e-mail q me enviaram, nada por ai al�m, mas que pode reflectir os sentimentos de muita gente neste pequeno pa�s... (Alex, n abuses... j� sabemos q o Brasil � grande!)
Esta � uma carta com umas contitas pelo 1/2... mas nada de muito complicado... apenas pa demonstrar a porcaria de pa�s em q estamos:

"Em cada 100 euros que o patr�o paga pela minha for�a de trabalho, o Estado, e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Seguran�a Social. O meu patr�o, por cada 100 euros que paga pela minha for�a de trabalho, � obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Seguran�a Social. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem, retira ao meu patr�o outros 33 euros. Cada vez que eu, no supermercado, gasto os 100 euros que o meu patr�o me pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19 euros para si.
Em resumo:
- Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.
- Quando gasto 100 euros, o Estado, no m�nimo, cobra 19.
- Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.
- Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus neg�cios ou pe�o uma certid�o, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.
Eu pago e acho muito bem, portanto, exijo: um sistema de ensino que garanta cultura, civismo e futuro emprego para o meu filho. Servi�os de sa�de exemplares. Um hospital bem equipado a menos de 20 km de minha casa. Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o Pa�s. Auto-estradas sem portagens. Pontes que n�o caiam. Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano. Uma m�quina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.
Eu pago, e por isso quero ter, quando l� chegar, a reforma garantida. E jardins p�blicos e espa�os verdes bem tratados e seguros. Policia eficiente e equipada.
Os monumentos do meu Pa�s bem conservados e abertos ao p�blico. Uma orquestra sinf�nica. E no m�nimo, que n�o haja um �nico caso de fome e de mis�ria nesta terra.
Na pior das hip�teses, cada 300 euros em circula��o em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita. Portanto Doutor Dur�o Barroso, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo!

O Portugu�s"

Obrigado por este momento de aten��o...

Sem comentários: