19.1.04

Cr�tica a burocracia Portuguesa

Ap�s o meu ultimo re-encontro com elementos da crimanilidade, onde fiquei sem o habitual telem�vel e carteira, hoje foi dia de ir resolver os problemas de andar sem bilhete de identidade (mais conhecido por B.I.)
Dirigi me a recente inven��o da burocracia portuguesa, chamada Loja do Cidad�o. Fui a zona especificada para tratar do B.I. e claro, uma longa espera esperava-me... Para atender 27 pessoas, foi preciso 54 minutos. O que me alegrou, � que entretanto, aproveitei para tratar do cart�o do Utente do Servi�o Nacional de Sa�de (neste, mal tirei a senha, j� estava a ser chamado. At� parece que estavam a minha espera).
Quando finalmente fui chamado para resolver o roubo do B.I. visto ser necess�rio ser pedido uma 2� via do cart�o, foi me negada a resolu��o do problema porque a minha certid�o de nascimento n�o estava actualizada. Apenas hoje descobriu que as certid�es de nascimento t�m apenas a validade de um ano! Mais alguem sabia deste informa��o? Mas qual � a crise? T�m medo que eu volte a nascer? N�o basta uma unica certid�o? � que por cenas destas fui retardado num dia. Claro que podia ser pior... mas toda a gente j� sabe como funciona a fun��o p�blica em Portugal. Ao menos no Brasil (e aqui pe�o ao Alex para me confirmar), um cidad�o Brasileiro n�o precisa de renovar o seu B.I., s� quando lhe apetece.
Quanto a rapidez do atendimento no Departamento do Minist�rio da Sa�de, de nada me queixo... Queixo me � de o tempo de espera at� que me seja entregue o cart�o! Alguns centros de sa�de t�m uma lista de espera de cerca de 1 ano... 1 ANO?!?!?!?! Mas isto � doidos.... eu n�o sou do tipo hipocondriaco que passa a vida no Hospital, al�as, o meu antigo cart�o foi s� utilzado 1 vez e foi para tirar umas radiografias! Agora ter que esperar at� 1 ano por um m�sero cart�o... Isso transcende-me!
Para o cart�o de contribuinte � melhor nem falar! Em menos de 30minutos tinha o meu caso resolvido e despachado! Para pagar n�o h� crise... Para identificar me � que j� h� problema...
� de loucos o que se passa no nosso pa�s... Acho que situa��es destas podiam ser evitadas... Isto tudo porque pedi uma 2� via dos cart�es... Se entretanto for mandado parar pela policia a resposta a normal pergunta de "Tem a� os seus documentos?" Eu vou responder... Aceita cart�o de contribuinte?

Sem comentários: