31.1.05

Competência e estabilidade

Corrijam-se se estiver errado mas eu li na Internet que essas palavras são os slogans de campanha de Santana Lopes. A mesma pessoa que fez o governo menos competente e estável da história de Portugal. Então por que usar este slogan?
Trata-se de uma técnica muito utilizado por governos autoritários ideológicos (nazismo, comunismo etc) aonde reforça-se a mentira até que esta aparente ser uma verdade. No livro 1984, por exemplo, o ministérios responsável pela guerra é o Ministério da Paz, o da censura é o Ministério da Verdade, o do ódio é o do Amor.
Porém, a publicidade costuma afirmar o contrário. Em sociedades democráticas deve-se evitar ao máximo associações com os defeitos dos "produtos". Por exemplo, uma empresa de viagens aérias NUNCA usa a palavra "segurança" como slogan, já que isso lembra as pessoas da insegurança de voar.
Não sei quanto a vocês mas quando mencionam-se as palavras "competência" e "estabilidade" quando o Santana Lopes está por perto dá-me vontade de rir e acho que deve piorar a sua imagem.

Sem comentários: